Jantar express - Couve-flor Assada e Molho de Alho

A couve-flor em geral sofre um grande preconceito. As pessoas em geral, costumam dizer que não tem gosto a nada. Trouxemos hoje esse receita express, para trazer ainda mais praticidade ao seu jantar, sem deixar de garantir uma alimentação saudável.

Muito além de “arroz de couve flor” e de cremosidade para sopas e caldos, podemos fazer uns “bifes” de couve-flor, grelhá-las e servir com esse molho incrível de alho assado!

Essa pastinha de alho assado pode revolucionar esta receita. Anotem ai:

Ingredientes:

1 cabeça de alho

15g miso

15g de molho de soja (por aqui usamos tamari que é sem glúten)

15g azeite extra virgem bio

100g tofu firme

pimenta preta e sal q.b

 

Modo de Preparo:

“Bifes” de Couve-Flor

Corte a couve flor a formar “bifes”. Não muito finos para não quebrar com facilidade. queremos ela bem al-dente. Comida crua é comida vida!

 

Foto: Gilberto Oliveira Jr

Foto: Gilberto Oliveira Jr

Já ouviu falar de bife de couve-flor? Essa ideia nada óbvia, inspirada no chef nova-iorquino Dan Barber, é excelente para quem é adepto da segunda-feira sem carne, pra variar o cardápio dos vegetarianos ou para quem não tem nada na geladeira, a não ser uma couve-flor perdida.

Preparar é muito simples – nem precisa de receita. Com uma faca grande e afiada, tire uma ou duas fatias centrais, com cerca de 2 centímetros cada (senão ela desmancha). Não parece mesmo um bife?

É claro que, nesse ponto, você já lavou e secou a couve-flor, certo? Então vamos pra panela. A técnica para grelhar é a mesma usada para bifes de carne ou frango. A frigideira precisa estar bem quente, com azeite bem quente e a couve-flor, bem seca.

Com uma pinça, coloque o bife vegetal cru na grelha, tempere com sal e pimenta-do-reino moídos na hora (apenas de um lado) e deixe dourar sem mexer – e sem medo: é importante que ele ganhe aqueles douradinhos-queimadinhos (sabor extra!) e também tenha tempo de cozinhar por dentro.

Depois de três a cinco minutos, quando o bife estiver bem grelhado, é hora de virar o lado. Mais alguns minutos e pronto: o preparo vai para o prato e recebe o molho por cima. Pode ser um ótimo snack para receber os amigos em casa!
O que sobrou de couve-flor pode virar purê ou cuscuz! aproveitamento total!

O Molho

Corte a “tampa da cabeça do alho e leve ao forno pré-aquecido por 20min.

Extraia o creme de alho descartando a casca (que pode virar um belo caldo de legumes). Num processador junte todos os ingredientes e acerte o tempero! Já está! leve e fácil:)

 

Esperamos que gostem desse jantar express!

The Food for Real, comida saudável para todos.